Roseana libera R$ 600 milhões para rodovias estaduais


Após análise da capacidade de endividamento do Estado alcançada graças a uma gestão plena dos recursos públicos com ênfase na política de austeridade, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), disponibilizou um bilhão e um milhão de reais para ações direcionadas `a primeira etapa do VIVA MARANHÃO, programa de alavancagem sócio econômica e administrativa criado pelo governo Roseana, com coordenação direta do então Secretário Chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, aprovado pelo Governo Federal, com prazo final de execução para 2015.

Em sua primeira fase as áreas da saúde e infraestrutura serão contempladas. O valor do investimento para a construção das estradas é de R$ 600 milhões interligando municípios que ainda permaneciam isolados do estado num total de 550km, o que corresponde a um acréscimo de 10% na malha viária do Maranhão.

foto: gestaomaranhao.blogspot.com
As ordens de serviço para a elaboração dos projetos de construção das rodovias estaduais (MAs), foram assinadas pela Governadora Roseana Sarney em solenidade realizada no gabinete do executivo estadual, no Palácio dos Leões, e contou com a presença do Secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, da Casa Civil, João Abreu, das Cidades, Hildo Rocha, demais secretários de Estado, presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Arnaldo Melo, deputados federais e estaduais, prefeitos eleitos, reeleitos e vereadores das cidades contempladas.

O prazo para o inicio das licitações é de 90 dias. Inicio da execução para agosto deste ano e as inaugurações para agosto de 2014.  Serão 557 km de estradas construídas interligando os seguintes municípios:


Rodovias
Municípios beneficiados
Trecho (KM)
MA - 123
Coelho Neto – Afonso Cunha
36
MA - 138
São Pedro dos Crentes – Fortaleza Nogueiras
51
MA - 272
Barra do Corda – Fernando Falcão
99
MA - 278
Barão de Grajaú – São Francisco do Maranhão
68
MA - 282
Lagoa do Mato – Gavião
36
MA - 307
Presidente Médici – Centro do Guilherme
36
MA - 318
Bom Jardim – São João do Caru
86
MA - 320
Santo Amaro – Primeira Cruz
38
MA - 320
Entroncamento da BR 402 - Santo Amaro
47
MA - 334
Riachão – Feira Nova
60


Arnaldo Melo - Pres. AL-MA
O presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual, Arnaldo Melo, reforçando a imagem de harmonia entre executivo e legislativo, prestigiou o ato: “Temos procurado dar o apoio necessário ao governo, aos projetos que a governadora Roseana e a sua equipe encaminham `a Assembléia, quero dizer a vocês que não tivemos nenhum tipo de dificuldade pela retidão com que a governadora conduz o destino do Maranhão, por sua austeridade nas contas públicas e é inclusive, um exemplo para o Brasil.”


Luis Fernando - Sec. Infraestrutura
Para o Secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, os recursos são oportunos: “É preciso entender que esse programa é fruto de uma administração austera, responsável. Que fez com que o limite de endividamento do Estado tornasse possível a contratação dessas operações junto ao BNDES. Quem define o limite de endividamento do executivo estadual é o Governo Federal a partir dos estudos do Pacto de Ajuste Fiscal (PAF). Isso é importante. O Maranhão está investindo e realizando a mudança que o povo quer.”

Comentários