Eike Batista o mais forte empreendedor do Maranhão

Eike Batista
Eike Furhken Batista nasceu em Governador Valadares (MG) em 3 de novembro de 1956. Filho de pai brasileiro e mãe alemã, ele morou dos 12 aos 23 anos na Alemanha, onde se formou em engenharia metalúrgica.
Voltou ao Brasil e começou a construir seu império: aos 25 anos já era dono de uma mina avaliada em 6 milhões de dólares.
Nos anos 90 associou-se a mineradora canadense Treasure Valley, com participação de 11% no capital da empresa. Em 2002 vendeu sua cota por 1 bilhão de dólares e começou a abrir empresas dos mais diversos ramos, com atuação em diversos setores como petróleo, logística, energia, mineração, indústria naval, e carvão mineral.

 

Criou a EBX (empresa holding e encomendas expressas), TVX (mineração), MPX (energia), AMX (recursos hídricos) e MMX (mineração e siderurgia), todas com sede no Rio de Janeiro, onde passou a residir.
 

Hoje é proprietário das seguintes empresas:
EBX; MMX; OGX; LLX; MPX; MD.X; REAL STATE; PINK FLEET; Proposta única de turismo náutico e eventos, que reúne requinte, conforto e segurança; HOTEL GLÓRIA; Mr Lam e Porto de Peruíbe.

No Maranhão constrói termelétricas em São Luís e Santo Antônio dos Lopes e explora gás natural em Capinzal do Norte.  Ocupa posição de destaque no ranking dos homens mais ricos do mundo.

Recentemente a OGX Petróleo e Gás informou que a OGX Maranhão - formada pela parceria entre as empresas OGX e MPX - realizou captação no valor total de 600 milhões de reais para financiar o desenvolvimento dos campos de Gavião Real e Gavião Azul, na bacia do rio Parnaíba.

De acordo com o comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o empréstimo ponte, que foi realizado em parcelas idênticas pelo Banco Itaú BBA, Banco Santander Brasil e Morgan Stanley Bank, já foi desembolsado pelos bancos, com amortização em dois anos contados da data de desembolso, pagamentos semestrais de juros e garantias corporativas da OGX e MPX Energia (proporcional às respectivas participações na OGX Maranhão e, no caso da MPX, pendente das aprovações estatutárias).

Leia mais  http://www.sitedoempreendedor.com.br/historias.php?acao=exibir&id=72

Comentários