A Petrobrás do Brasil e a Refinaria de Bacabeira



“Desde que foi fundada, a Petrobrás já aumentou o tamanho de suas reservas 14 vezes e isso só foi possível porque somos uma empresa disciplinada que cumpre seu planejamento estratégico”,

Graça Foster - Pres. Petrobrás
foto:portalmotorcar.com.br
“Vamos dobrar de tamanho e colocar uma Petrobrás em cima da outra. Nossa produção de petróleo vai dobrar, nossa oferta de gás no mercado vai dobrar e nossa capacidade de refino também dobrará nos próximos anos”. As afirmações foram da principal executiva da Petrobrás, Graça Foster, no final do ano passado, durante palestra no HSM ExpoManagement, evento anual que reúne os maiores pensadores do management da atualidade, em São Paulo, com apresentação das tendências e os caminhos para superar os desafios do mundo corporativo.

O primeiro planejamento estratégico da Petrobrás foi criado em meados da década de 80. Quando a companhia já possuia mais de 30 anos de operação no mercado e, embora o primeiro projeto tenha saído tarde, a disciplina sempre esteve no DNA da estatal, mesmo quando não existiam planos definidos.

Mas a empresa vem amargando resultados negativos. A produção de petróleo da Petrobrás vem caindo consideravelmente. Em janeiro caiu 6,9% em comparação a janeiro de 2012, de acordo com fontes oficiais.

Em relação a Dezembro, repetiu desempenho desfavorável em 3,3%. É um percentual de queda maior do que o esperado pelo mercado.

Este ano, após anunciar queda também no lucro em oito anos, e admitir que 2013 será mais difícil que o ano passado, a presidente da Petrobrás prevê que a produção de petróleo deve cair mais de 2% por causa da manutenção de plataformas.

Édson Lobão - Min. Minas e Energia
foto:amarcosnoticias.com.br
No Maranhão, foram suspensas as obras da Refinaria Premium I, no municipio de Bacabeira, 50 km da capital. O ministro Lobão admitiu que a Petrobrás encontra “certa dificuldade financeira” para concluir as obras no Maranhão, mas informou que a presidenta da estatal, Graça Foster, está na China em busca de parcerias.

Atualmente, a Petrobrás tem 980 projetos sob sua gestão, dos quais 833 estão em andamento e os outros 147 estão em fase de avaliação.



Fontes:
http://exame.abril.com.br/gestao/noticias/petrobras-ensina-como-dobrar-de-tamanho-em-10-anos
http://imirante.globo.com/noticias/2013/02/28/pagina332248.shtml

Comentários