Seminário da Câmara leva Rádio e TV do Legislativo ao Maranhão

Rildo Ben Hur
Comunicação - geral - Cléber Verde seminário no Maranhão
Ao lado de outros parlamentares, o secretário de Comunicação da Câmara, deputado Cleber Verde (ao microfone), explicou a importância das parcerias com as assembleias para ampliar a transparência do Poder Legislativo

Vereadores de mais de 40 municípios maranhenses e presidentes de câmaras municipais participaram do primeiro seminário “Rede Legislativa de Rádio e TV no interior do Brasil”, em São Luís (MA), promovido pela Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados e pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, no último dia 3 de julho.
Realizado no auditório do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, lotado pela presença de presidentes de câmaras municipais e vereadores interessados em integrar a rede nacional de rádio e TV, o encontro foi conduzido pelo deputado Cleber Verde (PRB-MA), secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, e contou com a presença do 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA) e dos deputados Leonardo Quintão (PMDB-MG) e Sarney Filho (PV-MA), além do presidente em exercício da assembleia, Otelino Neto, e de dezenas de deputados estaduais.
“A Câmara dos Deputados está aberta para realizar parcerias com câmaras municipais ou assembleias legislativas e abrir emissoras de rádio e TV em todo o País, buscando ampliar a transparência das atividades dos deputados federais, estaduais e dos vereadores”, afirmou o secretário de Comunicação da Câmara, deputado Cleber Verde.
O sinal da Rede Legislativa de TV digital já atinge hoje 30 municípios, conforme lembrou o deputado, e conta com um público espectador de aproximadamente 50 milhões de pessoas. A TV assegura transparência aos trabalhos do Poder Legislativo e facilita a interação entre a população e seus representantes eleitos.
Empenho
Cleber Verde disse aos vereadores que está empenhado em expandir o alcance da comunicação do Legislativo por meio de rede de emissoras de rádio FM, beneficiando principalmente os municípios de porte médio, que não dispõem de recursos financeiros para instalar e manter estações de TV digital.
Segundo ele informou, a rede de emissoras de rádio do Legislativo já conta com estações em funcionamento em três cidades: Brasília, Cuiabá (MT) e Bauru (SP). A Câmara já recebeu canais de rádio em 23 municípios, que estão em fase de implantação, e solicitou ao Ministério de Comunicações a consignação de outras 50 frequências em FM.
“Queremos levar o sinal da rádio Câmara a todo o Brasil, em parceria com as assembleias legislativas e as câmaras municipais, fortalecendo o Poder Legislativo em todos os níveis”, acrescentou Cleber Verde.
Expansão acelerada
Coube à coordenadora de Expansão da Rádio e TV Câmara, Evelin Maciel, apresentar a Rede Legislativa de Rádio e TV e o trabalho realizado pela Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). Ela explicou que, pelo fato de a Câmara dos Deputados ser um Poder da União, o processo de liberação de canais de rádio e TV junto ao Ministério das Comunicações é mais rápido e menos burocratizado.
O diretor da coordenação de Infraestrutura da Câmara dos Deputados, Flávio Menezes, mostrou aos participantes do seminário os passos necessários para a montagem de emissoras legislativas de rádio e TV. O ciclo de palestras se encerrou com informações sobre grades de programação e troca de conteúdos entre emissoras legislativas de rádio e TV, ministradas por Cláudio Ferreira, da coordenação de Conteúdo da Câmara de Deputados.
De acordo com Evelin Maciel, os municípios maranhenses de Paço do Lumiar, Codó, Imperatriz, São José de Ribamar, Barreirinhas, Caxias, Timon, Balsas e Santa Rita foram os primeiros a solicitar a adesão à rede.
O presidente da Câmara de Vereadores de Timon, Uilmar Rezende (PDT), apoiou a iniciativa da Câmara dos Deputados. “Nós, vereadores, estamos na ponta da corda e muitas vezes somos injustamente julgados pela população por falta de informação sobre o nosso trabalho. Nós já estamos fazendo nossa parte para ter uma rádio FM. A concretização dessa proposta vai depender de cada câmara”, argumentou.


Da Redação/JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

Comentários